sexta-feira, 11 de março de 2011

Durante o feriado do Carnaval me hospedei na casa de alguns amigos. Depois de muitos filmes e guloseimas começamos a falar as besteiras habituais mas, por incrível que pareça, essa conversa evoluiu para um "papo cabeça" a respeito das modas que inventam, todos seguem e depois que passam os ex-seguidores ficam só com a vergonha.
Hoje fiquei lembrando de quantas roupas estranhas inventaram, quantas "melhores bandas dos últimos tempos da última semana" existiram, quantas "invenções que você não pode perder" venderam, quantas atitudes politicamente corretas criaram.
Podemos lembrar de algumas modinhas engraçadas. Me divirto lembrando das boy bands de cada geração e das besterias que as fãs faziam para conseguir uma assinatura. Também gosto de ver fotos antigas para comparar a evolução nos cortes de cabelo (vamos falar a verdade, aquele permanente que usavam na década de 70 era horrível!!). E as roupas então... essas prefiro não comentar, elas merecem um post exclusivo.
O problema é que algumas modas deixam de ser engraçadinhas e passam a ser preocupantes.
Há pouco tempo atrás o correto e mais saudável para uma grávida era ter seu bebê fazendo uma cesariana (mesmo que a mulher tivesse vontade e total capacidade para um parto natural), e além disso diziam que as criancinhas precisavam consumir leite em pó, pois o leite produzido pelo corpo da mãe não era suficientemente nutritivo. Graças a Deus essa moda passou.
Hoje ainda podemos perceber algumas nada interessantes. Não gosto da alusão ao homossexualismo que percebo a mídia fazendo. Na minha opinião devemos respeitar as pessoas que tem essa opção sexual, afinal de contas somos iguais. Mas também não acho certo adolescentes serem induzidos a ter essa opção. É uma escolha muito pessoal, e de consequências significativas para ser imposta a alguém.
Também vejo várias e várias mulheres buscando a beleza e fazendo milhares de tratamentos estéticos. Um deles é a tal da progressiva. Gente, esse negócio tem formol! É melhor buscar a conformação com o cabelo cacheado do que daqui há algum tempo não ter cabelo para contar a história!
Mais uma coisa perigosa para a saúde que deixa as mulheres "bonitas" é a tinta pro pobre do cabelo. Esse negócio tem metais pesados. Queridas, vocês não precisam ser loiras para ser maravilhosas. Agora, imaginem juntar a tinta com a progressiva. É quase a fórmula da bomba atômica que vai para perto do cérebro! Isso é muito sério!
Cada um tem uma beleza natural. É ridículo padronizar isso. Acho importante aprendermos a nos amar e nos aceitar como somos. Podemos melhorar aqui ou ali, mas acho doente a ideia de melhorar por fora e estragar por dentro.
O campeão no quesito "se conforma" são aquelas pessoas que gostam muito de demonstrar que aprenderam outros idiomas. Eu realmente acho extremamente necessário ter conhecimento de outras culturas, mas precisamos aprender a valorizar a cultura do país que estamos, principalmente o nosso país de origem. A coisa mais ridícula que já vi é uma banda de rock onde todos os integrantes são brasileiros e moram no Brasil, mas só se comunicam em inglês. Podemos usar outros idiomas, mas não faz sentido deixar de usar a língua do país. 
Se você é assim, se conforma, por algum motivo muito interessante você é brasileiro e não tem um Green Card!

Hoje fiquei muito impressionada com a notícia do forte terremoto que atingiu o Japão. As imagens eram assustadoras: tetos desabando, o mar levando containers e carros como se fossem caixinhas de fósforo. Essas imagens me trouxeram à lembrança a situação do Rio de Janeiro, a situação de Santa Catarina, a situação do Chile, e tantas outras que tivemos notícia.
Estamos acompanhando o resultado de tanto tempo de exploração sem controle. Podemos perceber o resultado de várias práticas cotidianas erradas. 
Muitas vezes me deparo com pessoas jogando toda a responsabilidade desse descompasso ambiental nas grandes indústrias. Elas causam muitos problemas com aquela fumacinha branca que sai das chaminés? Claro que sim, também "esquecem" de descartar o lixo em lugares adequados (entre outras coisas).
Mas não podemos nos eximir dessa responsabilidade. Se jogamos aquele papelzinho de bala no chão, se deixamos a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, se descartamos pilhas e baterias junto com o lixo comum estamos sendo irresponsáveis.
É importante lembrar que se o Planeta ficar doente nós ficaremos doentes, afinal de contas, dependemos completamente dele para sobreviver. Preservar o meio ambiente é o mínimo que devemos fazer por amor à vida, à nossa vida.
Podemos construir tudo diferente. Técnicas para isso existem, e muitas, só precisamos de boa vontade. Se quisermos podemos tornar cada área que habitamos sustentável. Não falo apenas das temidas sacolinhas de plástico (que já estão dominando o mundo, igual os chineses), mas podemos transformar as construções, os livros, a maneira de lidar com a água, as matrizes energéticas e diversas outras coisas que fazem parte do nosso cotidiano. Mas para conseguir essa metamorfose, precisamos expandir a nossa consciência.
Um dos métodos mais interessantes que conheço é a Permacultura. Coloco alguns links para aqueles que tiverem interesse de conhecer.